terça-feira, 24 de abril de 2007

Mortes em Virginia Tech

O Serial Killer que matou 33 pessoas na faculdade Virginia Tech, EUA , na ultima semana, é o novo herói do momento. Não é a primeira vez que um estudante resolve matar seu coleguinhas de classe. Em Columbine , menos mortos, mas uma tragedia tão grande quanto.
Não sou psicóloga, não leio Freud e não pretendo usar nehum tipo de determinismo nas minhas divagações. O fato é que assassinos , desses que planejam seus atos, são assustadores. Nossa primeira impressão é de que são malucos, ateus , fanaticos ou psicopatas. Mas nesses casos escolares, assim como no dos homens-bomba , o assassino integra o quadro de mortos. Não acredito que sejam simplesmente doentes. Minha hipótese é de que, de alguma forma, eles se sentiam rejeitados e os assassinatos são uma forma de vingança. Mais do que isso, são uma forma de serem vistos e de sua causa ser conhecida. Pior, tendem a tornar-se mártires para os que se sentem oprimidos ou rejeitados como eles. Prova disso é que o assassino de Virginia mandou fotos e um video seus para a emissora NBC News. Se estivesse vivo, provavelmente receberia pena de morte(não conheço as leis do Estado) ou teria que fugir. Nesse caso, a sua glória seria nula, pois um fugitivo geralmente não se orgulha do que fez. Se sumisse sem deixar pistas, ninguém saberia de seus motivos, explicitos no video enviado à NBC , nem de sua historia. O motivo do seu crime, vingança, não ficaria explícito. Pare ele não resta outra forma a não ser terminar o ritual com seu próprio sangue. Uma mente perturbada, com certeza, mas que não via outra saida. O jovem deu vários sinais de que não estava bem e que precisava de acompanhamento médico . Chegou até a ficar internado em um hospital psiquiátrico.Mas ninguém conseguiu evitar a tragédia. Não satisfeito com sua desgraça, resolveu espalhá-la por toda a sua faculdade. E os canais, jornais e revistas de vários países atendem ingênuamente seu último pedido: existir diante do mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

È triste e lamentavel pessoas inocentes serem vitimados assim, mas se os xenofobos racistas nazistas que oprime certos grupos semeando sofrimento forem punidos assim? qual seria a reaçao da sociedade? Tem muitas coisas nos EUA, onze de setembro foi autoria dos muçumanos? John Kennedy foi assassinado por um russo? falta esclarecimentos, EUA misterioso!