quarta-feira, 11 de abril de 2007

A Câmara cor-de-rosa


Não, não estou falando do nosso blog Câmara dos Seis, mas sim da Câmara dos deputados, que graças ao Clodovil, estilista, ex-apresentador de TV e agora deputado federal, um dos mais votados por sinal, começa a se tornar em um lugar "fashion". Seu gabinete acabou de ter sua reforma concluida. A decoração conta com uma cobra naja para sustentar sua mesa de vidro, um quadro dele e seus cachorros, entre outros objetos exóticos. O dinheiro despendido foi em torno de 200 mil e saiu do seu próprio bolso. Pelo menos isso, né?

Eu fico pensando como 500 mil pessoas tiveram coragem de votar num "cara" como esse. Será que foi revolta popular por nossos políticos serem em grande maioria corruptos? A principio eu penso que sim, porque o povo já está cansado de tanta corrupção (será mesmo?). Mas ai eu penso novamente: Se o povo estivesse cansado de tanta corrupção, porque re-elegem politícos corruptos comprovados?

Será que o povo realmente acha que Clodovil, uma pessoa que não sabe nada de politíca, vai fazer alguma diferença na Câmara? Quase certeza que sim. O povo brasileiro é muito ingênuo. Muito inocente. Na verdade, muitas vezes é burro. Mas também é muito esperançoso em crer que um dia o Brasil possa mudar nas mãos de pessoas não-politicas que tentam ser politicas. Mas claro que apesar de esperanças, não quer dizer que elas são verdadeiras.

Eu não confio muito na capacidade do Clodovil de mudar alguma coisa. Como todos sabemos Clodovil está em decadencia. Tinha sido demitido da TV e sua vida de estilista já não dava aquele lucro todo. Será que Clodovil espera mudar alguma coisa, ou só se elegeu para passar mais 4 anos tranquilo com o salário de deputado? Mas pra quem gasta 200 mil numa reforma de gabinete, parece viver muito bem. Ou será que não? Até porque viver muito bem tem significados diferentes para cada um. Mas vemos que o Clodovil parece estar mais preocupado com a reforma do gabinete e com as roupas que ele vai usar, do que com os assuntos políticos. Até porque ele se elegeu para ajudar o povo e não para estilizar seu gabinete e se vestir de modo "fashion".

Eu acharia muito dificil ele mudar seu jeito de uma hora pra outra só porque virou político. Afinal, o que esperar de um estilista a não ser que ele ande na moda e fale sobre moda? Exatamente o que ocorreu.

Mas de certa forma seria errado ele mudar seu jeito de ser. Não que eu esteja querendo defender o Clodovil. De maneira alguma. Mas ele se elegeu pela pessoa que ele é. Se ele se tornasse um "expert" em politica de uma hora para outra, talvez nem recebesse o tanto de votos que recebeu, porque o povo podia compara-lo com os outros políticos. E isso de nenhuma forma seria bom para ele. Porque a coisa que os politicos mais gostam de fazer é mostrar que são uma pessoa antes de elegerem e outra depois. E o Clodovil continua sendo o Clodovil. E acho que isso foi o mérito dele, apesar de não saber nada de politica.

No mais, é torcer para que o Clodovil faça um bom mandato e cale a minha boca. Porque apesar de odiá-lo, já chega de politicos que não fazem nada pelo seu povo.

OBS: Desculpa invadir seu dia, Rômulo. Era pra ter publicado isso ontem. Mas só consegui a inspiração para escreve-lo hoje. E como é noticia fresquinha, não quero deixar para publicar na proxima semana. E na verdade ultimamente estou com uma necessidade grande de escrever textos. Mas as vezes apesar de ter a idéia, não tenho a inspiração suficiente para terminá-los. Fique a vontade se quiser postar um texto seu hoje. Até porque continua sendo seu dia. E estou curioso para ver um novo texto seu.

OBS2: Eu particulamente gostei bastante desse texto. É um texto mais geral. Espero que gostem também e comentem caso achem necessário.

3 comentários:

Debby disse...

Duvido que a reforma tenha saido do bolso dele.

E eu tenho medo dos politicos que sabem tudo de politica. São exatamente esses que sabem como funciona o jogo da corrupçao.

Só mais uma coisa: Acredito que o Clodovil tenha sido eleito porque ele é um cara polêmico e que geralmente fala o que pensa.

Debby disse...

E cade o resto do povo desse blog???????????

Daniel disse...

o dinheiro despendido realmente é uma coisa a se pensar. Já que o Clodovil se eu não me engane estava quase falido.