Hoje me deparei com uma situação nada exclusiva. No meio de uma praça popular aqui em João Pessoa, vi um cara deitado no banco da mesma, dormindo, com roupas velhas, e parecia está super confortável.
Precisava de um banho, de um corte de cabelo, roupas em bom estado e força de vontade. Quando vi aquela cena lembrei do projeto do nosso Presidente Lula, o fome zero. Parei pra pensar se realmente doar um prato de comida a alguém é o suficiente.
Muito fácil doar um prato de comida né? E os outros dias da semana? E o resto da família? Não seria mais fácil um emprego? O índice de desemprego no Brasil continua da mesma forma, os mais jovens estão entrando no mercado de trabalho, sem experiência alguma, a maioria com um diploma "pago" enquanto os mais "experientes" precisam de experiências anteriores e ter pelo menos o Ensino Fundamental completo.
Certa vez também, me deparei com outra situação. A quantidade de meninos de rua fazendo malabares nos sinais de trânsito, vendendo doces, muitos acompanhados de um adulto, enfim. Vai entender né?
Porque na verdade aquela criança deveria está em uma escola, municipal ou estadual pois, não tem condições financeiras de estudar em uma particular. Ocorre o preconceito, a criança sofre dificuldades, entre outros.
Na verdade, o título desse texto faz a seguinte pergunta "Será que isso realmente é solução?"
Então, você vai continuar dando esmolas para as crianças? Acha realmente que doar um prato de comida vai fazer a diferença? Será que todos pensam dessa forma?
Posso até ser um pouco radical no meu modo de pensar, mas até quando isso vai durar?
Cada dia que passa é mais violência, o índice de assaltos e tragédias aumentando, pena de morte seria a solução?
Deixo essa reflexão a vocês. Um bom sábado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Aqui na minha cidade a prefeitura fez uma campanha para a população não dar dinheiro aos vigias de carro, e os menininhos que ficam na frente de supermercado e tal... porque na verdade eles estão no lugar errado, isso é trabalho infantil, e se a sociedade colabora com esse tipo de coisa... eles ficam mais afastados do colégio e do ambiente familiar.
Eu sou extremamente contra o fome zero e toda a politica do governo atual... são tecnicas rápidas, mas mto pouco eficazes: igual cota, pró-uni, bolsa escola... enfim, muita gente recebe sem precisar também...
sei lá, é uma questão de visão tambem!
Bom o texto Loh, continue escrevendo!
;*
ps: uma questão de visão politica.
isso que eu quis dizer.
uhauahuahaua.
(bebada ainda)
acho que dar comida e tal. esmola não é solução. Como a Bruninha disse, tais projetos como fome zero, são pouco eficazes. O negocio é botar a criançada no colégio, porque só assim eles podem ter um futuro decente. E os adultos tem que trabalhar.
Gostei do texto Loh. Parabéns :)
eu acho que dar comida, ajuda muito pouco.. é meio clichê, mas a solução está a longo prazo e vem de baixo.. educação de qualidade, e que atinja a toda a criançada..
parabéns pelo texto =]
Postar um comentário