quinta-feira, 15 de março de 2007

Vivemos

São várias as tentativas de compreender o mundo e os seres humanos.Psicólogos tentam entender o homem e suas ações, de onde todos os problemas e soluções emergem.Religiosos explicam-o como obra divina, sendo este cheio da benção de deus, tentaçoes do demônio e castigo para os fracos pecadores.Políticos vêem o mundo como uma enorme possibilidade de acordos, ascenções, comércio e capacidade carismática. Médicos podem encará-lo como uma sucessão de lutas pela vida, contra a morte.Sociólogos pregam a sociedade como formadora do mundo que conhecem, criando suas misérias e diferenças a cada dia.
Nenhuma teoria é capaz de dar conta do que é visto e vivido por nós humanos. Mesmo que seja criação divina, disputas de poder, repressão do inconsciente ou a luta pela vida, viver não pode ser explicado.Tão pouco pode ser considerado o simples ato, descrito por poetas , de acordar a cada dia e escovar os dentes.Não sabemos por que, mas estamos aqui. Um lugar grande o suficiente para todos, mas muitos não tem onde ficar. Terras com extensas plantações, onde ao lado familias passam fome. Um mundo perfeito, criado por deus ou não, com água, comida e espaço para todos: humanos, animais, plantas, insetos e toda possibilidade de vida existente.
Vivemos porém ,com toda a profundidade que é possivel experimentar, a morte à nossa volta. Nós morremos, de todas as causas, de todas as formas, todos os dias. Enfrentamos a morte física e a espiritual, da falta de sonhos, de bondade, de igualdade, de possibilidade de ser feliz.Estamos vivos onde a terra está morrendo.Todo o ecossistema está entrando em um colapso que talvez não seja reversível.Tudo morre, por nossa causa, em nossa volta.Nossa forma de vida é predatória. Somos assassinos de um mundo que nem tivemos a oportunidade de conhecer. Somos nosso lobo. Quando o apocalipse chegar, seremos julgados pela nossa propria vítima.

2 comentários:

Daniel disse...

muito bom o texto Debby. Você e o Luke são feras. Fico até intimidado com a capacidade de escrever de vocês heheh

Rômulo disse...

muito bom, texto muito bem escrito e faz pensar hehe..
congratulações =]