quarta-feira, 21 de março de 2007

Violão ou guitarra: passos iniciais

Bom hoje vou dar algumas recomendações a você que pretende começar a tocar um instrumento, mais precisamente guitarra ou violão... não que eu seja um exemplo a seguir, LOOONGE disso, mas eis um esboço dos passos a seguir...

Primeiramente, o ideal é que você já possua um gosto grande pelo mundo da música... Isso vai te ajudar a não desistir de aprender a tocar...
Segundo, se você se considera uma pessoa que desiste fácil de coisas difíceis, não tem paciência, etc... não será uma boa com certeza, pois o aprendizado de um instrumento requer isso... Principalmente no começo...
Se tiver condições, faça aulas com um professor que ensine prática e também teoria... Se não tiver, procure livros ou artigos na Internet de teoria musical, procure saber pelo menos o básico, a teoria é muito importante... E pratique bastante, se possível todos os dias pelo menos 1 hora!
Agora, umas recomendações adicionais:
1 - Pelo amor de Deus, não compre violões ou guitarras Tonante, eu juro que compensa mais você juntar dinheiro e comprar um melhor, mas não muito caro... Até uma Jennifer é aceitável.... Só compre se tiver muito osso de arrumar grana mesmo... ou então ganhar de presente! (que presente hein? haha)
2 - "Não aprenda" a tocar essas músicas, por mais iniciante que você seja, existem milhares de outras fáceis pra você praticar! Não toque: "Come as you are" do Nirvana e "Mantenha o respeito" do Planet Hemp... essas são abomináveis, garanto a você se tocar uma delas perto de alguém que toque há algum tempo, vão te zuar, a não ser que você mostre que está brincando com as mesmas (aí sim é uma boa :) São as típicas músicas que quem não sabe tocar toca (sem generalizar)... Quer ser visto como um desses? =P

Bom é isso pessoal, resumindo, se estiver a fim de começar a tocar, o negócio é: gosto pela música, prática, paciência e determinação...

Um abraço e até a próxima!

Rômulo

PS: texto escrito por mim há alguns anos, e readaptado.

4 comentários:

Anônimo disse...

UIAHAIUHAIAUHI muito bom !!!

Debby disse...

Nossa, eu desisti de tocar violao pq simplesmente NAO APRENDIA!!!
Não treinava todos os dias, mas ficava semanas treinando sem ter uma evoluçao decente.Como nao tinha professor e portanto nehuma teoria, pegava as revistinhas e nem entendia o q era pra fazer em determinadas partes das musicas... enfim, um desastre. É o meu trauma , queria muito ter aprendido, mas depois de ficar um ano de unha pequena so tocando musica do legiao descobri que gostar de musica nao basta, tem que ter talento mesmo.
Bjus

- Lóh* • disse...

Meu pai e meu irmao aprenderam a tocar sozinhos!
Eu tenho vontade de aprender a tocar, aqui em casa tem violão e tudo, mas acho os meus dedinhos pequeninos! hhehehe
Adorei o texto, o bom do flog são as diversificações dos textos!
hehehe

Um dia quem sabe, eu aprendo a tocar! o/
Beijos pessoal! ;*

Bruna disse...

E, eu já tentei!
Mas o meu "professor" desistiu de mim...
Um dia...quem sabe!
Pow, Come As you are é tão bonitinha!
Hahauahauhauae.