quarta-feira, 2 de maio de 2007

A imposição dos pais sobre o futuro profissional dos filhos

É fato que em vários casos acontece de o pais querer escolher o futuro do filho. Ditar o curso que ele vai fazer por achar que é o mais importante pra ele. Mesmo que o filho não queira de forma alguma fazer esse curso, porque sabe que não se identifica com ele. Mas ele acaba sendo forçado literalmente pelos pais a fazer esse curso, porque acham só aquele curso vai dar o dinheiro suficiente para que ele tenha uma vida digna. E muitas vezes simplesmente porque o pai não conseguiu se formar naquele curso, e agora quer que seu filho viva a vida que ele não conseguiu viver. Mas será mesmo que vale a pena um pai impor um curso ao filho que ele não gosta só porque acha que é o melhor? O que será do futuro de um profissional como esse?

Os pais vivem falando que querem o melhor para os filhos. Mas será mesmo que eles sabem o que é o melhor para eles? As vezes acho que não. Porque se soubessem, deixavam os filhos viver a vida como eles queriam. É claro que falo de uma vida normal. Não uma vida no mundo das drogas. Não uma vida de vagabundo. Deviam deixar fazer o curso que queriam. Seguir a profissão que queriam.

Eu tento entender o lado dos pais, mas é dificil. Acho que o problema é que os pais não tem confiança nos seus filhos. Essa é a única coisa em que eu consigo pensar. Porque acham que fazer o curso que eles impõe pelo menos dará uma boa condição financeira, ou um bom status. Ou os dois. E que o filho não tem capacidade para fazer o curso que escolheu, por achar que ele não tem aptidão e por ele ser muito dificil. Mas mesmo assim isso é errado.

Enfrentar uma faculdade não é fácil. São provas e mais provas. Trabalhos. 4 a 5 anos só no desespero. E você ainda fazer um curso que não gosta, é a mesma coisa que você estar indo pro inferno todo dia. Você vai sem vontade nenhuma assistir aquelas mesmas aulas chatas. Aquelas que você não aguenta mais. E reza todo dia pra acabar logo. Você nenhuma vontade nenhuma de fazer o curso e acaba perdendo cadeiras porque não tem paciência pra estudar e etc.

A única coisa que os pais tem obrigação de fazer, é mostrar o certo e o errado. O bom e o ruim. Compartilhar a experiência que eles tem. Basicamente eles tem que mostrar os caminhos e o que pode acontecer em cada um deles. Mas tem que deixar que os filhos escolham o caminho que eles querem seguir e não impor um. Porque só assim os filhos podem viver a vida como deve ser vivida. Tem que deixar eles cometerem seus próprios erros pois só assim eles vão aprender e vão saber se a profissão que eles escolheram vai ser o melhar pra eles. Por mais que ele passe 2, 3 anos para que aprenda. Porque eu acho que nunca é tarde para fazer as coisas darem certo. Nunca é tarde para ser feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, isso me fez lembrar da minha mãe. Ela insistiu muito pra eu fizesse os cursos q ela escolhia, mas graças a Deus eu tenho uma personalidade forte, e não cedi.
Hoje em sou completamente realizada no meu curso, vou pra faculdade feliz da vida. Parece que eu sou caloura até hj, pelo jeito que eu me comporto.
E essa satisfação vale a pena.
Mesmo que eu não tenha futuro algum.
Mas vale a pena.

bjos!
adicionei vcs!