quarta-feira, 9 de maio de 2007

Contra-ataque?

Do site G1 da Globo:

O Irã pretende responder ao filme “300”, considerado ofensivo à cultura local, com um documentário que já está em produção. O longa-metragem, que será dirigido pelo iraniano Peyman Fakkharian e financiado pelo próprio governo, narra 4 mil anos de história persa.

O documentário terá como base textos antigos, tais como o Avesta, livro sagrado da religião de Zoroastro, e escritos de historiadores da antigüidade. A produção combinará imagens filmadas e animações.

Adaptação dos quadrinhos de Frank Miller, “300” mostra a Batalha das Termópilas, de 480 a.C., em que um grupo de 300 espartanos enfrentou o exército persa, liderado pelo rei Xerxes. Com o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco, o filme já faturou mais de US$ 400 milhões em bilheteria em todo o mundo.


O irã está levando a sério mesmo o suposto desrespeito que o filme 300 causou a cultura Persa. Acho que fazer um documentário para mostrar como foi a história dos Persas pode ser uma coisa totalmente relevante, até porque os Persas foram uma civilização de grande importância. Agora fazer um documentário para responder ao filme 300 é pura criancisse. Porque na minha opinião, os únicos objetivos em se fazer o filme 300, eram entertenimento e lucro e não difamar uma civilizão histórica.

Nenhum comentário: